• "É perdoando que somos perdoados"...

    "Na falta de perdão, abre-te ao esquecimento"

    (Louis Charles Alfred de Musset)


    O que  é o perdão? Sabemos perdoar?

    A primeira questão pode ser respondida sob um ponto de vista  filosófico, psicológico ou conceitual. E de acordo com este último, perdoar é remitir, em resumo, é desculpar. Mas não é algo tão simples. Não é fácil aceitar as desculpas...mais dificil é desfazer-se dos seus efeitos.

    E ai entra a segunda questão: desconfio que algumas pessoas não sabem perdoar ou tem grande dificuldade em fazê-lo. E me encontro neste grupo.

    Em geral, as coisas caminham até um limite. Vou perdoando ou achando que o faço até o momento do basta. E ai tá o ponto central: se eu de fato perdoasse, não teria um limite, um momento do the end. E por isso retorno a idéia de que não sei perdoar e tampouco o que é o perdão.

    Perdoar poderia ser superar. Se fosse, ok e eu seria campeã em perdoamento. As pequenas falhas são superadas...passam batido. Quando chego no limite, também. Viro as costas e tchau. E nesse ponto reconheço uma característica cruel: não importa o quanto a pessoa implore por perdão, não tem volta. Não tem volta, mas também, não por isso guardo ressentimento. A fila anda, as páginas mudam e a vida segue.

    "Perdoar pressupõe sempre um pouco de esquecimento, um pouco de desprezo e muita conveniência"
    (Jacinto Benavente y Martinez)

    Lido muito bem com isso, não tenho incomodos, mas apenas alguns receios. Bom, não dá pra fingir feição e por isso, se deixo de gostar, posso conviver, mas não espere algum afeto. Meu lado super sincero e nada hipócrita não vai além de um social. Mas também por isso, não faço questão de conviver com essas pessoas e ai noto que o circulo diminui...alguns dos espaços vazios são preenchidos, mas não todos e ai o vazio incomoda...mais, c'est la vie et je suis comme ça!


  • Commentaires

    1
    A
    Dimanche 9 Août 2009 à 17:19
    Gandhi diz
    "O fraco jamais perdoa: o perd??ma das caracter?icas do forte."

    Acho perd?uma das coisas mais dificeis que existe, perdoar e passar uma "borracha em cima" ?raticamente impossivel, pq sempre vai ficar aquele sentimento do "e se fosse diferente"

    Se perd??aracteristicas do forte, eu sou meio forte, pois consigo perdoar, mas n?completamente. Mas ae a d?a, nao esquecer completamente ?erdoar?!?
    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :