• Lado A / Lado B

    Com esse titulo, eu bem que poderia falar de um vinil ou ainda, a propósito do vinil, me valer de uma idéia do filme Durval Discos e falar sobre o lado A e B da vida. Por hora não, mas quem sabe no decorrer...

    Agora não quero falar sobre A e B,  mas sim sobre direito e esquerdo.

    Olha a figura que segue abaixo e responda o que vê:

    a) a bailarina gira no sentido horário;

    b) a bailarina gira no sentido anti-horário;

    Essa imagem circulou pela net um tempo atrás e me parece ser bem capciosa...

    Então, o que viu? Se responder que a bailarina girou no sentido anti-horário, tá comprando briga comigo. Não consigo acreditar que alguém a veja assim. Se vê, porque eu não? Ah, só pode ser intriga da oposição! rs

    Mas falando sério, ok. Poderia reconhecer que ninguém é obrigado a ter a mesma visão que eu, inclusive, filosoficamente falando, aceito isto como verdadeiro ao aceitar que cada um ocupa um lugar no tempo e no espaço e portanto, não vemos à partir de um mesmo ponto de vista.

    Só que, em relação a bailarina, vai dizer que não é curioso? Inicialmente da pra acreditar que a questão é de ponto de vista.

    E ai, vem a explicação técnica (científica) afirmando  que quem vê no sentido horário usa um lado do cerebro ( direito ) e quem vê o sentido anti-horário o outro ( esquerdo ). Quem vê por este lado, tende a ser uma pessoa mais lógica, linear e analítica e quem vê pelo lado direito tem um raciocinio não linear, subjetivo, emocional...

    Seria intrigante, não?

    Seria...e eu me poria a pensar se por ter visto inicialmente pelo sentido horário, me enquadraria nesse perfil. Não é porque coloquei um assunto e inicialmente comecei a tratar de outro que me enquadro, certo? Ah uma lógica nessa aparente mudança. Não me acho analitica, mas sim linear...resumo: estou nos dois contextos. Mas e o teste com base na figura?

    Ai vem o lado sacana dela. Repara pelo pé...a própria imagem inverte o sentido...mas por ser uma figura preto e branca e o movimento ser rápido, não notamos (pelo menos eu) inicialmente.

    Mas agora, saindo da neurociencia, onde de fato sabemos que no cerebro existem dois lados e voltando para a idéia do filme com A e B, vamos pensar na  vida.

    Como em um vinil, temos um lado A e um lado B, de acordo? A gente tem um lado melhor, mais precioso, que vem primeiro, que é comercialmente mais viável, que chama atenção, etc...e outro obscuro, onde de prontidão não da pra saber no que consiste. Neste, às vezes há pontos temerosos, que não gostamos (ou recomendamos) que venham à tona e também, por vezes, novidades surpreendentes! Quem ja ouviu um vinil sabe (desde de que a minha memória não me engane) que o lado A é o melhor, mas no B pode conter boas surpresas...embora numa visão mais comercial, nem sempre seja visto assim. E assim é a vida, assim somos nós. Só quem explora, quem se permite conhecer o outro lado pode descobrir coisas interessantes, apesar de correr o risco de não gostar do que venha a encontrar.

     

     

    http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/lateralidade.html


  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :