•  

    <<“ Damásio gosta de flores e o seu gostar não é de hoje. Vem de longa data. Para ser exato, ele é louco por elas. Essa preferência faz parte da sua natureza. Aprecia as sofisticadas e também as mais simples. Se alguém lhe perguntar como é, diz que é assim mesmo: capaz de ficar horas e horas contemplando uma orquídea ou mesmo uma simples margarida.

    Há quatro anos, quase perdeu o juízo. Neuza, sua mulher, levou-o a uma escola, em Bauru, e lá ele encontrou uma imensa árvore de folhas vermelhas. Resultado: durante uma semana, não falou de outra coisa em casa. Ele queria uma árvore como aquela para plantar em Arealva. Pois Neuza fez-lhe uma grata surpresa: deu-lhe de presente oito mudas da planta de flores vermelhas (Eritrina). E todas elas ele plantou.

    Durante os quatro anos, cuidou pessoalmente de cada uma delas. Viu as árvores crescerem e, cada ano, indagava: “Será que este ano elas florescem?’ Ficou aguardando ansioso as flores vermelhas brotarem dos galhos. As plantas, porém, não davam a mínima para a impaciência dele. Mesmo assim, cresceram quatro metros.


    Afinal, as árvores floresceram. Mas nenhuma flor nasceu vermelha. Desabrocharam brancas, feias, opacas, completamente desbotadas. Damásio ficou triste, decepcionado. Ele queria flores vermelhas, e elas nasceram brancas. Não se conformava de ter esperado tanto tempo em vão.

    “Vou cortar estas árvores. Nós fomos enganados’ - disse à mulher.

    Neuza interveio, com o bom-senso feminino:

    “Você esperou tanto tempo. Por que não espera um pouco mais para ver o que acontece? Quem sabe elas não nascem assim e, aos poucos, vão mudando de cor?’

    Não é que Neuza, para variar, tinha razão!... As flores brancas desbotadas começaram, pouco a pouco, a ficar vermelhas. Um verdadeiro espetáculo. Um deleite. E Damásio sofre só de pensar que, por pouco, a sua impaciência não colocou tudo a perder.

    Hoje, ensina que na vida, tudo é assim. Se você sonhou com uma coisa e recebeu outra, confie. Espere.

    “Se você crê em Deus’, assegura ele, “tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo. Como Ele nunca erra na entrega de seus desejos, siga em frente sem murmurar ou duvidar’.

    Diz mais: “O espinho de hoje será a flor de amanhã! É preciso ficar atento. Saber esperar. Dar tempo ao tempo para que as coisas aconteçam naturalmente. Até mesmo as flores só mudam de cor quando chega a hora’.” >>

    Fonte: http://www.parana-online.com.br/colunistas/52/70325/

    -

    Às vezes fico muito brava. Melhor, revoltada. Em outras (últimamente com mais frequencia) melancólica. Na maior parte do tempo, otimista.

    Já tive muitas fases, mas o que me revolta é este ano. A minha vida toda quis ter 27 anos. Engraçado isso...depositei minhas esperanças neste ano. Ele chegou! Com o aniversário, descobri algo que nunca me contaram que acontece com as meninas e que só depois comentando com uma amiga ela disse que teve a mesma sensação: viramos mulher! É doido descobrir que não somos mais menininhas...vem à tona uma postura de mulher e ai algumas coisas até então presentes perdem sentido e um mundo novo surge. Parece primeira menstruação, mas lá na adolescencia não temos consciencia disso. O mundo novo agora não é tão novo porque uma vida praticamente já passou por nós, mas a mudança dá novo animo. E isso é legal. Só vi aspectos positivos. Mas será que esperei por essa data para constatar isso?


    Talvez seja. Talvez, ao completar 28 anos eu constate que o bom dos 27 foi isso. Mas ai acho sacanagem. Por que minha vida não pode ser do jeito que eu quero que ela seja? E aqui não é um querer mimado. Pqp! Conduzo minha vida nessa direção.

    Reconheço que talvez pudesse fazer mais, mas ai tem o lado da precaução...da prudencia, que os anos nos ensinam. Por outro lado, se eu fosse mais clara em alguns aspectos, talvez fosse compreendida e assim receberia o que almejo. Mas desse modo, temo que os acontecimentos perdessem a naturalidade. E no fundo, como diz Fernando Pessoa, ser compreendido é prostituir-se. E definitivamente, apesar dos pesares não quero isso.

    Quero apenas que a flor vermelha apareça no meu jardim. E, apesar desse querer ser intenso, reconheço que não tenho outra alternativa se não esperar. Poderia chorar. Sim, pq não? Mas adianta? Irei extravazar e nada mudará. Me revoltar tb não resolve. Se fizesse uma passeata, pouquissimos me acompanhariam, alguns me apoiariam (moralmente) e muitos diriam isso não dá em nada. Por experiencia sei que estes últimos tem razão, logo, esperar é a melhor opção. E espero com otimismo. Se por hora vejo flores feias e com uma cor que não me agrada, tenho esperança que daqui até minha próxima "primavera" a pigmentação mude.

    E que assim seja. Não me lembro de ano mais dificil do que este. Julgo-me merecedora de uma corzinha...


    votre commentaire
  • Sozinho

    Composição: Peninha

    By Caetano Veloso

    Às vezes, no silêncio da noite
    Eu fico imaginando nós dois
    Eu fico ali sonhando acordado, juntando
    O antes, o agora e o depois
    Por que você me deixa tão solto?
    Por que você não cola em mim?
    Tô me sentindo muito sozinho!

    Não sou nem quero ser o seu dono
    É que um carinho às vezes cai bem
    Eu tenho meus segredos e planos secretos
    Só abro pra você mais ninguém
    Por que você me esquece e some?
    E se eu me interessar por alguém?
    E se ela, de repente, me ganha?

    Quando a gente gosta
    É claro que a gente cuida
    Fala que me ama
    Só que é da boca pra fora
    Ou você me engana
    Ou não está madura
    Onde está você agora?

    Quando a gente gosta
    É claro que a gente cuida
    Fala que me ama
    Só que é da boca pra fora
    Ou você me engana
    Ou não está madura
    Onde está você agora?


    votre commentaire
  • No dia 15 de agosto comemora-se o dia do solteiro!

    Confesso que nem sabia da existencia da data. E me surpreendi ao abrir uma página de internet qualquer e ver a informação.

    Não sei a razão do dia...talvez seja uma vingança contra o dia dos namorados...talvez uma forma de justiça a quem opta por não ter compromisso com alguém. Não sei e nem importa.

    A questão que me veio com a "descoberta" é: o que se comemora? Diz-se feliz dia do solteiro?

    Talvez várias coisas possam ser ressaltadas, mas precisa dizer? Quem é solteiro sabe o que possui em comparação com quem não é. Quem tem um relacionamento sabe o que possui ou o que perdeu deixando a vida de solteiro no passado. Não vejo relevancia em mencionar esses aspectos...mas pq não dizer FELIZ DIA DO SOLTEIRO???

    E quem ouve, sente-se honrado ou zuado? Eis a questão!


    votre commentaire
  • "Na falta de perdão, abre-te ao esquecimento"

    (Louis Charles Alfred de Musset)


    O que  é o perdão? Sabemos perdoar?

    A primeira questão pode ser respondida sob um ponto de vista  filosófico, psicológico ou conceitual. E de acordo com este último, perdoar é remitir, em resumo, é desculpar. Mas não é algo tão simples. Não é fácil aceitar as desculpas...mais dificil é desfazer-se dos seus efeitos.

    E ai entra a segunda questão: desconfio que algumas pessoas não sabem perdoar ou tem grande dificuldade em fazê-lo. E me encontro neste grupo.

    Em geral, as coisas caminham até um limite. Vou perdoando ou achando que o faço até o momento do basta. E ai tá o ponto central: se eu de fato perdoasse, não teria um limite, um momento do the end. E por isso retorno a idéia de que não sei perdoar e tampouco o que é o perdão.

    Perdoar poderia ser superar. Se fosse, ok e eu seria campeã em perdoamento. As pequenas falhas são superadas...passam batido. Quando chego no limite, também. Viro as costas e tchau. E nesse ponto reconheço uma característica cruel: não importa o quanto a pessoa implore por perdão, não tem volta. Não tem volta, mas também, não por isso guardo ressentimento. A fila anda, as páginas mudam e a vida segue.

    "Perdoar pressupõe sempre um pouco de esquecimento, um pouco de desprezo e muita conveniência"
    (Jacinto Benavente y Martinez)

    Lido muito bem com isso, não tenho incomodos, mas apenas alguns receios. Bom, não dá pra fingir feição e por isso, se deixo de gostar, posso conviver, mas não espere algum afeto. Meu lado super sincero e nada hipócrita não vai além de um social. Mas também por isso, não faço questão de conviver com essas pessoas e ai noto que o circulo diminui...alguns dos espaços vazios são preenchidos, mas não todos e ai o vazio incomoda...mais, c'est la vie et je suis comme ça!


    1 commentaire
  • Tem um texto que circula pela net a muito tempo e que eu ja devo te-lo encaminhado a todos os meus amigos...acho bem verdadeiro, embora eu não tenha amigos para encher uma árvore. E não falo apenas de quantia, mas também de tipos. Em todo caso, mais uma vez, como singela homenagem pelo dia dos amigos, segue abaixo. 

    "Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
    Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

    A todas elas chamamos de amigo. Ha muitos tipos de amigos.
    Talvez cada folha de uma arvore caracterize um deles.
    O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
    Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.


    Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, amigos do coração.
    São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...


    Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado.
    Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.


    Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.
    Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.


    Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

    O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.


    Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz e que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.
    Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.


    Desejo a você, folha da minha arvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
    Hoje e Sempre... simplesmente porque: Cada pessoa que passa em nossa vida é única.


    Sempre deixa um pouco de si e quando parte, leva um pouco de nós.
    Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. 


    Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso."

     

    Um amigo me diz com frequencia que amizade não se agradece. Faz sentido. Por isso, não agradeço por existirem na minha vida. Agradeço por fazerem dela melhor. ;)


    1 commentaire